CENÁRIO 

Uma indústria de tecnologia para a área da saúde, com foco contínuo de proporcionar uma boa qualidade de vida à sociedade por meio de um elevado nível de relacionamento com seus clientes, e na oferta de tecnologias diferenciada e inovadoras. Como todas organizações, em particular as presentes na área da saúde, pressionadas pelas contínuas e intensas alterações de cenários, desafiando sua perenidade institucional. Essas pressões tem exigido rápidas adaptações, em particular no processo gerencial de governança, apoiados por seu conjunto de traços culturais, afim de garantir resultados sustentáveis e perenes. 

DESAFIO 

A partir do cenário apresentado, o processo gerencial de governança depende de um alinhamento exemplar do grupo participante da alta liderança, com foco na busca de resultados e na otimização dos processos para garantir a perenidade do negócio. O grupo em questão deveria alterar seu comportamento gerencial de uma posição de imediatista, corporativista, trabalho por silos, e atuação isenta de processos; para uma atuação estratégica, com propósito compartilhado, papéis e responsabilidades definidos e, ainda uma atuação de forma integrada. Porém, esta nova atuação deveria estar pautada em um conjunto de crenças e de valores definidos e compartilhados. 

SOLUÇÃO 

Inicialmente buscou-se a execução de encontros específicos para a definição de alguns conceitos e compromissos, tais como: compreensão do contexto, estabelecimento de vínculos e compromissos, definição de um propósito comum, aceitação do processo de mudança, premissas para a construção de um ambiente seguro e confiável e, ainda, a importância do espírito de equipe.

Porém, a discussão e aplicação destes conceitos devem estar correlacionados com o conhecimento e tratamento dos traços culturais da organização. Portanto, mapear e procurar entender esses traços torna fundamental para sustentar qualquer processo de mudança. Assim, após a analise do proposta de trabalho, a Linea Consulting, optou que, neste caso, o melhor seria aplicar o método científico de mapeamento de traços de cultura dos autores Kim Cameron e Robert Quinn (mais detalhes nas referências em www.lineaconsult.com)

IMPACTO

A partir dos conceitos de Hierarquia, Clã, Adocracia e Mercado apresentados pelos métodos, a organização teve condições de perceber o nível de desafio presente, bem como estabelecer condições para conduzir um processo de mudança com sucesso e resolutividade. A organização percebeu que conduzir seu processo de mudança para um esforço de Mercado, os traços apresentados como características de Clã se apresentam como uma grande âncora no caminho. Ou seja, não trabalhar o processo de adequação destes traços para a mudança desejada, promoveria um grande stress organizacional com pouca efetividade nos resultados. Isto reforça a importância de que em todo o processo de mudança, conhecer os traços culturais torna-se imprescindível. E, o uso de metodologias específicas e adequadas, como as utilizadas pela Linea Consulting, tornará o trabalho mais efetivo e com resultados muito satisfatórios.