Em várias oportunidades mostra-se a importância na construção de equipes de alto desempenho para que as organizações possam se adaptar, rapidamente e adequadamente, ao ambiente do VUCA (volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade). Nestes processos de trabalho em equipe com este nível de maturidade, algumas características tornam-se imprescindíveis como a cooperação, a coesão, o respeito mútuo e, principalmente, a confiança; seja entre os membros do grupo, seja entre os membros a a sua liderança. Por ser uma condição essencial e muito construtiva, vale lembrar as considerações colocadas pelo grupo de autores Colquitt, Scott e LePine (2007), onde para eles a confiança ocorre à medida em que um indivíduo é percebido como uma pessoa que demonstra habilidade, benevolência e integridade e, que propensão à confiança é ter a disposição de confiar no outro.

A teoria mostra que o estabelecimento de um padrão de confiança possui forte correlação com as atitudes positivas no trabalho, a justiça organizacional, os contratos psicológicos entre os membros e à uma eficácia em termos de comunicação, relações organizacionais e gerenciamento de conflitos. Para o caso, vale lembrar que os estudos mostram que na relação líder-equipe, 45% dos membros dizem que a falta de confiança na liderança é a maior questão que afeta o desempenho no trabalho de desenvolvimento do time. Além disso, outros estudos acrescentam outras importantes variáveis, por exemplo, uma estrutura para a confiança interpessoal requer fundamentos cognitivos e afetivos. Cognitivos com base em que as pessoas escolherão em quem confiarão e respeitarão. Afetivos com base nos nos vínculos emocionais recíprocos entre pessoas

Em suma, ser confiável é uma das chaves para o sucesso das relações. Quando uma pessoa é considerada digna de confiança,  ela permite um elevado grau de cooperação, incentiva o compartilhamento de informações e aumenta a abertura e a aceitação mútua. Cada pessoa deve mostrar a sua capacidade e disponibilidade em contribuir para com o grupo, ser ser alguém que os outros podem contar, reforçar a honestidade, compaixão e justiça.

Vale refletir na construção de sua próxima equipe ou, também, no aprimoramento da existente.