CENÁRIO 


No mundo corporativo, em especial nos tempos onde os cenários sofrem intensas e contínuas mutações, a ciência da comunicação se torna muito importante e precisa se atualizar, estrategicamente, acompanhando as demandas organizacionais. Assim, promover estratégias a partir de cenários turbulentos passou a ser um processo de sustentação de perenidade para as Instituições, que tem em seu portfólio métodos e ferramentas para promover a ciência da comunicação. Porém, para exercer uma gestão estratégica adequada, estas Instituições precisam de lideres preparados. Ou seja, competências e habilidades técnicas e socioemocionais presentes e desenvolvidas.

DESAFIO

A partir do cenário apresentado, o processo de desenvolvimento da liderança precisa ser reforçado, em particular, nos aspectos socioemocionais uma vez que nos aspectos técnicos e para o perfil dos participantes, estava bem consolidado. Esta proposta tem como objetivo assegurar que os ganhos dos últimos anos conquistado pela Instituição, sejam perenizados, e que as bases para o crescimento futuro sejam implementadas rapidamente. Acredita-se que este processo de desenvolvimento da liderança esteja pautada em momentos reflexivos, individuais e em grupo, a fim de aprimorar  trajetória de crescimento e transformação em curso. Além disso, a Instituição percebe que o contexto que se apresenta, contribuído para elevar os níveis de stress e de ansiedade no grupo de liderança.

SOLUÇÃO 

Além do processo de desenvolvimento da estratégia, uma parte do trabalho foi direcionada aos agentes de transformação organizacional, ou seja, os líderes. Neste sentido, programas como Inteligência Emocional, Comunicação não-violenta, base das Crenças, estabelecimento de ambientes com Segurança Psicológica e debate sobre a importância dos Valores, foram incluídos no desenvolvimento destes líderes. Porém, entre eles, o processo de Imunidade à Mudança merece destaque, pois as nossas crenças individuais somadas às mentalidades coletivas, contribuem para a criação de uma imunidade natural, mas poderosa, às mudanças. Uma vez reconhecendo o mecanismo, estaremos aptos à desbloquear nossos potenciais e seguir em frente. Este método é utilizado pela Linea Consulting com base na proposta dos Robert Kegan e Lisa L. Lahey (mais detalhes nas referências em www.lineaconsult.com).

IMPACTO

Com o uso da metodologia reflexiva junto ao grupo de líderes, estes puderam identificar um conjunto de crenças que, no momento, promovem bloqueios individuais dificultando o seu pleno exercício de agente de transformação organizacional. A partir de uma vontade presente de atuação, alguns receios de incompetência, erro e desperdício de tempo, aparecerem no mapeamento. Uma vez identificado os motivos destas crenças, é possível corrigir a forma de ver as causas e consequências e, com isso, ajustar o modelo de pensar e agir para concretizar as mudanças. O uso de metodologias específicas e complementares, utilizadas pela Linea Consulting, tornará o trabalho de ajustes mais efetivo e com resultados muito satisfatórios.