CENÁRIO 

Um mundo muito diferente. As experiências com a COVID-19 começam a trazer uma expectativa de maior controle gerencial em Instituições ligadas à Área da Saúde. Com isso, se torna presente a necessidade de adaptar estas Instituições ao Cenário de retomada à suas operações clínicas. Ou seja, trabalhar as Instituições para a situação considerada como o “novo normal”. Isto demanda uma boa análise das condições presentes, bem como da capacidade e forma de retorno por parte destas Instituições.

DESAFIO 

A partir do cenário apresentado, o processo de retomada precisa ser desenhado com elevada precisão, pois a pandemia não se encontra terminada. Por outro lado, a Instituição carece de um modelo que proporcione a partir do situação atual dos reflexos da COVID-19 onde as seguranças dos Pacientes e dos Colaboradores são partes inegociáveis, a perenidade econômico-financeira, a preservação de sua essência em pesquisa, assistência e ensino, a evolução tecnológica e as propostas de inovação e, ainda, a manutenção de suas certificações em referências de atuação e, também, um clima organizacional de desenvolvimento e motivação.

SOLUÇÃO 

Por meio de Metodologias® proprietárias da Linea Consulting e considerando o novo contexto sobre a COVID-19, a solução passou por promover uma maior integração dos colaboradores e equipes, implementar maior velocidade nas propostas de retomada operacional e com a inclusão de metas específicas, aprimorar a coordenação e controle gerencial e assegurar a segurança dos profissionais e pacientes. O processo de trabalho passou pela fase de uma pesquisa qualitativa, a fim de direcionar e alinhar os aspectos de mindset, crenças e valores que influenciam o processo de mudança. Como sequência, foi construída uma visão global dos macroprocessos para a retomada, a partir de pré-definições dos resultado estabelecidos, terminando na concretização de um Mapa da Retomada, conectando a Inspiração, o padrão de experiência instalado, o modelo de gestão necessário e, ainda, a sustentação por pessoas e governança. Consequentemente, este mapa foi desdobrado em Eixos, Iniciativas, Ações e Indicadores. E, por fim, para garantir a evolução do programa e a concretização positiva dos resultados pactuados, foi implementado um Sistema de Governança com periodicidade e participantes previamente estabelecidos. Os métodos aplicados podem ser observados, com mais detalhes, nas referências em www.lineaconsult.com.

IMPACTO

A partir das soluções apresentadas e executadas, muitos resultados satisfatórios foram concretizados. O índice de COVID-19 entre os Colaboradores e a taxa de transmissão intra-hospitalar atingiram a marca expressiva de zero. Ocorreram elevações no volume de procedimentos clínicos e laboratoriais, de consultas médicas e de cirurgias. E, também, apesar do curto espaço de tempo, um início de melhoria no fluxo orçamentário, ou seja, as entradas monetárias compensando os gastos compromissados. Um processo de governança trabalhando dentro da proposta de entrega de valor, encontros contínuos, sistêmicos e envolvendo todos os níveis de liderança, a fim de promover a analise crítica dos resultados para corrigir eventuais desvios, ou acelerar o processo de transformação organizacional. Enfim, um projeto de grande valia, referência e representatividade para o setor da Saúde, e para a Sociedade.