A pergunta é sempre a mesma, os líderes nascem prontos ou são formados? Para isto, vale uma curiosa resposta dos professores James Kouzes e Barry Posner: “nós nunca conhecemos um líder que não tenha nascido e, também, vale para os engenheiro, médicos, cientistas, entre outros”. Portanto, a pergunta correta que um líder deve se questionar é: farei diferença em meu papel de liderança?


Esta analise é possível ser realizada por qualquer profissional, uma vez que você sabe qual líder fez diferença em sua vida. Você trabalhou com líderes que foram capazes de dar o seu melhor e ir além, assim como com outros que exerceu apenas algumas funções básicas gerenciais. Cada líder é diferente devido a quem é como ser humano. E, ainda assim, os líderes podem apresentar semelhanças porque há capacidades, habilidades e perspectivas parecidas. Mas, você precisa saber quem você é e como os líderes exemplares fazem e como pensam para que você possa se tornar o melhor líder que puder ser.  Desenvolver continuamente a suas capacidades de liderança, o ajudará a melhorar como você e os outros se sentem e, consequentemente, concretizar os resultados afim de tornar as organizações mais produtivas.


Para isso, existe a proposta de cinco práticas a serem colocadas em uso para consolidar o seu processo de aprimoramento nas práticas de liderança, além de proporcionar uma maior produtividade e eficácia organizacional. Primeiro, defina o caminho acompanhado de exemplos de ações pertinentes e sustentado por um conjunto de valores compartilhados. Segundo, inspire uma visão compartilhada por meio da criação de um cenário com possibilidades animadoras e enobrecedoras, considerando um grupo de pessoas competentes e comprometidas para chegar até lá. Terceiro, busque oportunidades tomando a iniciativa com base em processos inovadores e, ainda, tendo consciência pela assunção de riscos e aproveitamento das aprendizagens. Quarto, construa e desenvolva a confiança no time de liderados, incentivando-os no aprimoramento da autodeterminação e novas competências. E, quinto, encoraje os corações de seus liderados, reconhecendo-os, valorizando as entregas com excelência e, também, celebrar as vitórias criando um espírito de comunidade.


Tenha certeza que o uso com afinco e contínuo deste conjunto de práticas, elevará o grau de comprometimento de seu time para com o plano de trabalho e resultados pactuados.


Regis Lucci

Linea Consulting