Os seres humanos têm uma tendência natural de operar a partir de um lugar de pura razão ou pura emoção. Quando estamos vendo o mundo por meio de uma das lentes, perdemos a visão geral. Podemos sentir frio e pouca vida em eventos de relacionamentos com excesso de lógica e pensamento racional. Por outro lado, pode parecer caótico e desorganizado ver nossas vidas a partir da perspectiva da emoção pura. Para viver a vida mais eficaz e equilibrada possível, é importante  integrar a razão à emoção, ou seja, ter uma mente com sabedoria.


Para Kain Ramsay, autor de Quebra de Programações, a mente humana apresenta três estados: racional, emocional e de sabedoria; onde as pessoas podem operar em cada uma das dimensões e de forma integrada. Na mente racional, usualmente repleta de regras, os indivíduos focam as situações de forma intelectual planejando, antecipadamente, as tomadas de decisões a partir de um conjunto de fatos e de dados. Na menor emocional, baseada em verdades construídas, os indivíduos usam seus sentimentos para controlar pensamentos e comportamentos agindo, na maioria das vezes, impulsivamente e com pouca atenção às consequências. E, ainda, na mente com sabedoria, encontra-se o equilíbrio entre as mentes racional e emocional e onde os indivíduos reconhecem e respeitam seus sentimentos acompanhados pela capacidade de responder a estes, de forma racional e com maturidade.


Usar a mente com sabedoria sábia é como andar de bicicleta, o que exige esforço, equilíbrio e direção. O produto desta integração proporciona aos indivíduos uma capacidade no desenvolvimento, de forma natural e gradual, da sensação de confiança interior para todos momentos desafiadores. Esta confiança não significa a que erros não serão cometidos, mas uma confiança na habilidade de dominar os gatilhos emocionais que se apresentarão.


Sabe-se que uma mente com sabedoria apresenta a capacidade de recuperar a calma a partir de situações de confronto e permitir a presença de clareza para situações emocionalmente confusas. Como resultados, os indivíduos terão uma participação mais pacífica e prazeirosa na vida, a capacidade e eliminar padrões de pensamentos considerados destrutivos, regular mais efetivamente as emoções, tolerar com mais resistência os dolorosos eventos da vida, entre outros.


Em suma, constantemente todos deveriam se perguntar o que é preciso fazer diariamente para crescer e fortalecer a parte da mente que pode ser considerada a que possui sabedoria (equilibrando razão e emoção).


Regis Lucci

Linea Consulting

Julho/2019